Arquivo

Brigadeiro com toque especial

Brigadeiro (translate para gauchês = negrinho) é meu doce preferido da vida e eu aprendi a fazer com 10 anos de idade. Na época ou nem existia microondas (ops, me entregando rsrs) ou nem todo mundo tinha acesso…então era o bom e velho brigadeiro de panela.

Hoje em dia, quando eu faço, uso bastante o microondas, porque fica maravilhoso do mesmo jeito (tem como ficar ruim?). Na panela, é possível controlar mais o resultado que se quer. Podem ficar alguns gruminhos ou bolinhas de chocolate, às vezes até meio queimadinhos, o que dá um sabor diferente. Mais mole, mais firme, etecetera.

Depois de tantos anos fazendo, acabei inventando algumas modas quando o assunto é brigadeiro: seja branco ou preto, criei várias combinações.

A receita que vou passar hoje não tem mistério, porque é apenas acrescentar UM ingrediente novo, não alterando o modo de fazer. E estou falando da canela. Sou obcecada por canela!!! Adoro canela no chá, no café, no chocolate quente, com frutas, aveia, por mim coloco canela em tudo! =D 

Mas no brigadeiro em especial fica delicioso, porque quebra um pouco a doçura master do leite condensado. Recomendo a todos que testem a receita, a não ser que realmente não goste de canela. Para quem não gosta, teste substituir a canela por mel. Apesar de ser doce também, o mel dá um gostinho muito especial ao brigadeiro. Só fazendo e provando para entender…
INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
100g de chocolate meio amargo em barra picado
ou 2 colheres de sopa de chocolate ou cacau em pó
1 colher de sobremesa de canela

MODO DE FAZER na panela:
Junte todos os ingredientes em uma panela, misture bem.
Cozinhe em fogo brando mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar (ou não) e coma de colher!

MODO DE FAZER no microondas:
Junte todos os ingredientes em uma vasilha própria para microondas, misture bem.
Cozinhe em potência média por 4 minutos, mexendo na metade do tempo. Coloque por mais 4 minutos em potência alta, mexendo na metade do tempo igualmente. Deixe esfriar (ou não) e coma de colher!
Dica: Se você gosta muito de canela como eu, pode polvilhar por cima do brigadeiro pronto, para decorar e acentuar o sabor.
Obs: O tempo de microondas pode variar, em função das diferenças de potência entre as marcas.
Experimentem fazer a receita e voltem pra me contar o que acharam. Bom apetite!