7 dicas para emagrecer de forma saudável e duradoura

Tópico delicado e polêmico à vista!!! Então já quero começar esclarecendo o intuito desse post. Não sou profissional da área de saúde, médica endocrinologista, psicóloga, nutricionista, nada disso. Portanto, se trata da minha OPINIÃO e experiência PRÓPRIA, de coisas, situações e pessoas que conheci ao longo da vida, dicas que para mim funcionaram. É mais uma conversa para quem se interessa pelo tema e está buscando começar uma mudança de hábitos.

A gente sempre pensa que com a gente é diferente e que encontraremos um jeito único e milagroso de fazer dar certo e acaba quebrando a cara e jogando nossos esforços todos fora. Não adianta,pessoal, não tem milagre…
Então, separei 7 dicas essenciais para você atingir a sua meta e, o mais importante, mantê-la:
1- Não tenha pressa: O tempo que você levou para adquirir todos os quilos extras não foi um dia nem uma semana. Então tenha consciência que você precisa de tempo para emagrecer de forma saudável e conseguir se manter no peso ideal. A ansiedade só atrapalha e tentar acelerar o processo idem.
2- Não siga dieta restritiva: Não corte nada de sua dieta, exceto algum alimento que por motivo de saúde, seja recomendado  a você cortar. Mas não siga dietas de restrição, tipo que elimine algum grupo alimentar de sua vida. Cada tipo de alimento tem uma função nutricional e você não vai conseguir manter esse corte por muito tempo, vai atrapalhar sua vida social e depois você vai acabar comendo baldes do que ficou proibido.
3- Mude seus hábitos aos poucos: Não queira abraçar o mundo com as pernas. Se você está seguindo maus hábitos há bastante tempo, não modifique todos de uma vez, de forma radical. Se em uma semana você consegue trocar algum alimento branco por integral e conseguir incorporar, ainda que somente este hábito em princípio, está ótimo. Na próxima semana você insere mais legumes ou frutas em refeições que não costumava consumi-los. Se conseguir diminuir a porção de doce que costuma comer, é outro passo na direção de seu objetivo.
4- Aumente o consumo de água: Eu não sei ao certo qual o consumo diário saudável para cada pessoa, mas com certeza, sempre estamos bebendo menos água do que deveríamos. A água melhora o funcionamento intestinal, a hidratação da pele e cabelos, ajuda todo o organismo a funcionar melhor. Então vale a pena, na correria da rotina, lembrar de aumentar o consumo. Lembre-se de fracionar a ingestão ao longo de todo o seu dia.
5- Não se prive do que você gosta:  Se você adora doces, pão, massas ou qualquer outro alimento, não elimine de sua vida. É possível emagrecer comendo o que gosta, sim! Na verdade, é a única maneira saudável de conseguir manter o seu objetivo. O que você tem que se disciplinar, é quanto as porções. O segredo está em não exagerar em nada.
6- Mexa-se mais: Movimentar o corpo é fundamental para ser uma pessoa mais saudável. Não precisa de muito tempo nem dinheiro. Lembre-se: você quer se manter no peso ideal para o resto de sua vida, então não adianta gastar os tubos ou se matar na academia por alguns meses e depois não aguentar e largar tudo. Insira mais movimento na sua vida da mesma maneira que vai modificar sua alimentação – aos poucos! Procure algo que não seja massacrante pra você e se discipline a cumprir, no mínimo 3 vezes na semana. Desça alguns pontos de ônibus antes, caminhe até o supermercado, padaria. Ande com seu cachorro, dê voltas de bicicleta, enfim, movimente-se mais!
7- Valorize suas conquistas:  sinta orgulho de cada hábito novo que conseguiu incorporar, da sua força de vontade e valorize mais os seus acertos do que seus tropeços. O segredo para manter e seguir no rumo saudável é a consistência, não desistir nunca. Se caiu, levante e siga em frente, volte para os trilhos. Tente manter um novo hábito, até incorporar o hábito saudável seguinte e assim por diante!

Espero ter ajudado quem está com vontade de mudar e não sabe por onde começar.

Leave a Reply