Arquivo

5 dicas para beber mais água no dia a dia

Que a água é maravilhosa pra saúde e traz inúmeros benefícios ao organismo, acho que todos nós já sabemos. É um mantra repetido em todos os lugares e por todo mundo que prega uma vida saudável: beba muita águaaa!!!
Beber água normalmente é um hábito natural que as pessoas adquirem ao longo da vida, desde a infância. Só que algumas pessoas não adquiriram esse costume. Tem gente que odeia água e fica procurando uma razão de paladar para ingerir o líquido, mas não adianta: nossa amiga é incolor, inodora e insípida. O que, traduzindo, significa que a água não tem cor nem cheiro nem gosto. 
Mas eu garanto: se vocês se acostumarem à ingestão de água, bebê-la vai ser SIM prazeroso. Eu, por exemplo, não admito outra opção de bebida quando o assunto é sede: só ela dá conta do recado. Porém, mesmo pra quem gosta, com a correria nossa de cada dia, às vezes é difícil lembrar e conseguir beber no meio de tantas tarefas.
E, independente de gosto/paladar de cada um, o que a água faz pela saúde vale para todos nós: melhora o funcionamento do intestino, o aspecto da pele, acelera o metabolismo e, óbvio, mantém o organismo hidratado, facilitando todos os processos internos. Entre montes de outras coisas boas.
Então o negócio é fazer uso dessa potente aliada tão facilmente encontrada, baratinha e zero calorias! Vou passar CINCO dicas simples, mas que funcionaram muito para mim, para aumentar a ingestão de água na nossa corrida rotina:
  1. Não espere pela sede: beba água durante o dia todo! Aguarde ao menos 1 hora depois das refeições, para não atrapalhar a digestão. Mas entre elas, mande ver! Com o passar do tempo, você vai começar a sentir uma sede e necessidade de beber água naturalmente e que antes você não tinha.
  2. Deixe a água sempre por perto: na escola, no trabalho, em casa, onde quer que você esteja fazendo suas atividades, tenha um recipiente com água pertinho. Adeque ao local o que for mais prático: existem vários tipos de copos e garrafinhas.
  3. Meça a sua ingestão de água: existem recipientes que já vem com a “reguinha” dizendo a capacidade, mas se o seu não tiver, meça antes em casa, com aqueles medidores caseiros de cozinha, para receitas. Ou por copo, até de requeijão, que costumam ter 250 ml. Assim, fica mais fácil acompanhar sua evolução e saber o quanto de água você está bebendo em cada turno e no fim do dia a conta fica bem mais fácil.
  4. Vá aos poucos, não se force: essa é a principal dica. Primeiro, porque se você forçar, logo vai abandonar ou, se já não gosta de água, vai passar a detestar. Segundo, que cada pessoa tem um organismo e uma necessidade diária diferente, então, também não sou muito a favor de metas gerais: mínimo de 2 litros por dia e blablabla! Às vezes, a pessoa não aguenta ou não consegue beber tanto, o próprio corpo rejeita e ainda vai ficar com sentimento de fail na missão. Não é assim! Fora pessoas que tem problemas de saúde específicos e podem se prejudicar tomando grandes doses de uma só vez. Isso pode sobrecarregar os rins etc. Enfim, sempre procure um médico e esteja a par de sua situação de saúde. As dicas aqui são informais e funcionam em teoria para quem está com a saúde em perfeito estado.
  5. Saborize sua água: existem maneiras de tornar a água mais atraente, caso você tenha tentado as dicas anteriores sem muito sucesso. Ou apenas esteja entediado da companheira transparente rsrsrs. Você pode “temperar” a sua água, tipo com gengibre, canela em pau, cravo, hortelã ou algum outro chá de que você goste. Mas chá sem ferver, tipo só coloque as folhinhas (os de saquinho não funcionam) e deixe tampado na geladeira por algumas horas. Outra alternativa são as frutas picadinhas. Opte pelas menos calóricas, por exemplo, fatias de limão/laranja/carambola, pedacinhos de abacaxi ou morango, enfim, frutas de baixa caloria de sua preferência. Misture na água e deixe curtindo também por algumas horas.
    Você pode fazer isso tudo com água com gás também, fica uma delícia! Quando testarem, venham me contar. Se tiverem outras dicas pra me passar, por favor façam!
    Tim-tim!!!